top of page

Grávida e bela:
Cuidados com as unhas

Manicure Profissional
_RPA0078.jpg

1) O que acontece com as unhas durante a gravidez?

Durante a gravidez as unhas crescem mais rápido, porém tendem a ser mais frágeis e quebradiças. Além disso, podem surgir áreas de despigmentação ao longo da unha.

2) Existe alguma restrição para pintar as unhas nesta fase?

Como a absorção de substâncias contidas no esmalte é mínima, não existem restrições formais para fazer as unhas dos pés ou das mãos durante a gravidez. Entretanto, deve-se buscar ambientes ventilados para evitar inalar estas substâncias, evitando assim uma potencial toxicidade para a mãe e o bebê. Isto pode parecer redundância em época de COVID, mas uma boa dica é procurar usar máscara facial enquanto estiver no salão. Apesar de não existir um embasamento científico sólido na literatura médica, é recomendado por precaução que a grávida faça a unha com menor periodicidade, por exemplo a cada 15 dias. 

3) A acetona ou outros removedores são tóxicos para a gestação?

Não existem relatos de toxicidade destes produtos na grávida, portanto a princípio estes produtos podem ser utilizados. Entretanto, é recomendado ter cuidado para não inalar estas substâncias.

4) Grávida pode usar "unha de gel"?

Não existe nenhum estudo científico que demonstre qualquer prejuízo desta técnica em gestantes. Entretanto, existe uma preocupação quanto à técnica de secagem das unhas deste tipo de procedimento, quando é utilizada a luz ultravioleta. Sabemos que a exposição é mínima e bem localizada, portanto PROVAVELMENTE não traz malefícios para a gestação. Entretanto, devido às invertezas científicas neste assunto, a recomendação geral no meio médico é que a mulher evite fazer este tipo de procedimento durante a gravidez. Entretanto, se optar por fazê-lo, espaçar o máximo possível a aplicação (a cada 2 ou 3 semanas por exemplo). Outra questão que vale ser mencionada é o fato das unhas da gestante normalmente ficarem mais quebradiças, e isto pode piorar com a utilização dos produtos químicos utilizados na fixação da unha de gel.

5) Posso fazer as unhas antes do parto?

A princípio sim. Porém, devemos lembrar que o aparelho que mensura a oxigenação da gestante durante todo o trabalho de parto (chamado de oxímetro) é colocado em um dos dedos da mão - e esmaltes escuros atrapalham a leitura correta deste importante parâmetro. Então recomenda-se que no final da gestação a gestante opte por utilizar bases translúcidas e esmaltes de cor bem clara. Muitas das minhas pacientes optam por deixar as unhas livres de esmalte no final da gestação, quando estão próximas de entrarem em trabalho de parto, e deixam para pintar as unhas logo após o parto para as fotos. Algumas já deixam isto pré-combinado com uma manicure conhecida da nossa equipe, que vai ao local para realizar o serviço. Já outras optam por utilizar o salão de beleza do próprio hospital (como por exemplo no hospital Albert Eintein que dispôe deste serviço).  

bottom of page